sábado, 25 de abril de 2020

AS AVENTURAS DO MAGRIÇO -portfólio 2


Com texto e desenhos da minha autoria, em "As Aventuras do Magriço" - que Luís de Camões imortalizou em "Os Lusíadas" - pretendi não só ficcionar a sua intervenção no torneio de Londres, a convite do Duque de Lencastre, como todas as aventuras por que ele passou na viagem até Londres. 

Segundo as crónicas, Álvaro Gonçalves Coutinho, o "Magriço", foi o único dos 12 cavaleiros portugueses a viajar por terra. Os restantes 11 companheiros viajaram por mar. 

O torneio de Londres, resultou da resposta dos 12 de Portugal (que ficaram a ser conhecidos como os 12 de Inglaterra) ao desafio dos 12 cavaleiros ingleses, alegadamente por estes terem desrespeitado verbalmente as aias de D. Filipa de Lencastre, que casou com D. João I de Portugal, filha do duque.
O "Magriço" viajou por terra, como disse, levando por companhia um frade, seu confessor, um escudeiro atrevido e um antigo salteador de caminhos. Percorreram território hostil de Castela. conheceram vicissitudes e muitas aventuras.

Recordo que o Teatro Nacional de D. Maria II foi inaugurado no die aniversário daquela rainha, com uma peça expressamente feita para o efeito, cujo tema era "O Magriço".
(A primeira parte destas aventuras foi publicada em comic book de formato A5 e em álbum de formato A4, com variante de enquadramentos, sob chancela própria, a "Sete Vidas").

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.