sexta-feira, 24 de abril de 2020

A MINHA MONTRA

É esta uma rubrica que irei disponibilizar neste espaço, se possível diariamente, como se fosse um portfólio dos meus trabalhos publicados e não publicados, em BD, desenho e, mais tarde, também na escrita em todas as suas vertentes.
Um amigo meu tem insistido - e até criticado pessoalmente - o facto de eu exibir os trabalhos com mostras parciais, sem que permita a leitura completa, neste caso em termos de Banda Desenhada publicada. É certo que seria o ideal fazê-lo, principalmente na vasta série que publiquei no jornal "O Crime", entre outros jornais e revistas, mas teria de proceder antecipadamente a um trabalho de "reconstrução" e "limpeza" das pranchas iniciais, não só no aperfeiçoamento e na esquadria dos enquadramentos, como até no texto e balonagem. Poderei fazê-lo num caso ou noutro, se houver muitas solicitações nesse sentido, porque esse trabalho envolve muitas horas de computador. Para isso, irei novamente abrir os comentários com acesso geral e não com acesso restrito, como se encontra até agora, uma vez que fui obrigado a fazê-lo devido a intrusão indevida e indesejada de spam, ainda por cima publicitário e em inglês; isto, é claro, sem prejuízo de voltar a limitar, caso as intrusões continuem a verificar-se, uma vez que me causa incómodo ter de apagar esse abuso informático.
Este portfólio diário, terá logicamente uma breve descrição do trabalho, três ou quatro imagens não sequenciais e a indicação da sua publicação ou estado inédito.
A maior parte do que aqui vou registar já não está disponível no mercado, não só por ter sido publicado em jornais, suporte que é raro permanecer em arquivo dos leitores (a não ser dos que coleccionam), em álbuns já esgotados ou de tiragem de limitada distribuição e localizada, como é o caso das edições institucionais regionais ou nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.