quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A LENDA DE ARDÍNIA - PEDRO EMANUEL


Recebi, através da cortesia do Editor e com dedicatória do Autor, este álbum de banda desenhada - "ARDÍNIA E D. TEDON" -, que é a história de amor entre uma princesa moura e um cavaleiro cristão, trazida através dos tempos por uma lenda antiga.
A edição é da Quartzo Editora, do meu amigo António José Coelho, e do Município de Tabuaço, que em boa hora apostou  nesta privilegiada forma de apresentar os valores culturais do concelho aos seus munícipes.
Conheci o Pedro Emanuel em Viseu, aquando do 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, ficando mesmo entre ele e o Geraldes Lino no jantar que o GICAV ofereceu. Pedro Emanuel é um jovem talentoso, dinâmico e, sobretudo, com a humildade que o dignifica, pois já é autor de uma outra obra emblemática, O Magriço de Penedono, também com chancela da Quartzo.
Esta lenda dos amores de Ardínia, como disse, é naturalmente antiga e uma das mais belas do País. O Pedro soube aproveitar os potenciais gráficos da história, documentando-se convenientemente e deixando-nos um trabalho limpo e harmonioso, capaz de cativar os mais jovens e os menos jovens, através das gravuras e do texto deste álbum de 36 páginas.
Para além de autor de BD, o Pedro Emanuel é licenciado em Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre em Política Cultural, pela  mesma Faculdade. É actualmente professor do Ensino Secundário.
Como ilustrador, colaborou na peça de teatro "Tita, o Guardador de Sonhos".

Quem habitualmente lê este meu blogue,  sabe que é raro trazer obras de BD  alheias, mas abro algumas excepções. E esta, digo-vos, é daquelas que me são gratas registar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.