Há vinhetas que exigem mais de 10 layers e outras que se contentam com três. Depende dos fundos e dos primeiros planos ou, como se diz em fotografia, da profundidade de campo.
É um trabalho que exige alguns conhecimentos de informática, sendo a sua morosidade relativa, dependendo essencialmente da complexidade de cada imagem ou vinheta.
Há pormenores que podem passar despercebidos a quem lê e vê, mas que não devem ser descurados do autor. É o caso da imagem anterior, que foi preparada para que a torre do Terreiro do Paço, em fotografia, levasse aquela cúpula que actualmente não tem e que fui ao pormenor de colocar em segundo plano a torre de uma igreja que hoje não existe. As janelas, o chão e a ausência de elementos actuais, como carros e pessoas, foram eliminados.
É o caso da vinheta alta de Fernando Pessoa, em que a rua do Martinho da Arcada (da Alfândega, onde trabalhei no Ministério das Finanças) foi alterada com elementos de outras fotografias de "chãos" de Lisboa (o Fernando Pessoa, em desenho, baseia-se numa conhecida foto do génio).
É um trabalho que tem para cima de 100 páginas.
E mais não digo.
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