segunda-feira, 10 de setembro de 2018

A EXECUÇÃO DOS TÁVORAS


É um trabalho que fiz para o jornal O Crime, de 19 de Abril de 2001  a 21 de Julho desse mesmo ano, precisamente com o título "A Execução dos Távoras". Foram então desenhadas 26 pranchas como as que hoje exibo (4), o que formou uma página inteira do jornal durante 13 semanas.



Nos "intervalos" de outros trabalhos - e faço isso para não me enfastiar - vou compondo essas pranchas através dos originais que estão na minha posse. Altero apenas o "lettering" dos textos e acerto as linhas dos enquadramentos em computador para evitar faltar à esquadria das vinhetas.
É certo que poderei vis a publicar este e outros trabalhos em volumes sob o lema "Registos Criminais", não sabendo ainda qual o formato e tamanho com que o faça.
Vejamos: 
É impensável publicar no formato tablóide, pois foi esse o utilizado nos jornais e também no formato A3, que corresponde à reunião de duas meias pranchas. Para mais, essas meias pranchas condizem com o formato de publicação "à italiana".
Possivelmente (e digo-o porque não tomei decisão definitiva - e há-de o livro estar em gráfica e poder tomar outra decisão), suponho que favorece mais o género, esse mesmo formato italiano, em fundo A5 horizontal.
O que está em exibição neste post são as "meias" pranchas 19,20,21 e 22, que corresponderam, em formato do tablóide, às páginas 10 e 11.
A título de curiosidade, cerca de meio ano depois do início desta minha publicação no jornal, a RTP exibiu uma boa série intitulada "O Processo dos Távoras".

2 comentários:

  1. Santos Costa
    Caríssimo amigo

    Na área ligada aos tribunais e ás lides judiciais, o meu grande amigo tem uma extensa e cuidada Obra.
    Diria, mais interessante e cuidada (até porque a estende à Banda Desenhada, ao Cartune e à Caricatura) do que o outro Costa (Sousa).
    Receba um grande abraço e espero encontrá-lo no próximo dia 4 de outubro, em Belmonte.

    Ps: O Bafarela é uma "grande pinga".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dr. José Avelino
      Caríssimo Amigo

      De facto, dediquei-me a desenhar para um jornal semanário cerca de três dezenas de "casos" já julgados pelos tribunais. Para ser mais preciso, foram 29 (enviar-lhe-ei a lista por email), entre crimes de grande amplitude social, assaltos, sequestros, bandoleiros e quadrilheiros, gangs, atentados na Monarquia e na República, processos e execuções, entre os sécs. XVIII e XX.
      Era uma página por semana, tendo às vezes a periodicidade de remessa na pele do limite. Por vezes, dados os factos que narrei - baseado também nessa obra de Sousa Costa - cheguei a ter alguns escrúpulos sobre se devia ou não contornar situações mais horrendas, que até me impressionavam enquanto as desenhava. Nessas alturas, que bem me faria um "Bafarela"!
      Certamente no dia 4, em Belmonte.

      Um grande abraço de amizade
      Santos Costa

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.