quinta-feira, 6 de setembro de 2018

DESENHO E FOTOGRAFIA PARA BD

Este é daqueles trabalhos intermitentes, o qual vou pegando e largando. Aqui utilizo o desenho, metade feito em prancheta ou mesa de trabalho e outra metade em computador. O desenho resulta de simples traços que irão ser preenchidos com programas especiais, a que junto em camadas (layers) de fotografias muito ou pouco pixelizadas, adulteradas e misturadas com outras fotos até conseguir o "décor" pretendido.
Há vinhetas que exigem mais de 10 layers e outras que se contentam com três. Depende dos fundos e dos primeiros planos ou, como se diz em fotografia, da profundidade de campo.
É um trabalho que exige alguns conhecimentos de informática, sendo a sua morosidade relativa, dependendo essencialmente da complexidade de cada imagem ou vinheta.
Há pormenores que podem passar despercebidos a quem lê e vê, mas que não devem ser descurados do autor. É o caso da imagem anterior, que foi preparada para que a torre do Terreiro do Paço, em fotografia, levasse aquela cúpula que actualmente não tem e que fui ao pormenor de colocar em segundo plano a torre de uma igreja que hoje não existe. As janelas, o chão e a ausência de elementos actuais, como carros e pessoas, foram eliminados.
É o caso da vinheta alta de Fernando Pessoa, em que a rua do Martinho da Arcada (da Alfândega, onde trabalhei no Ministério das Finanças) foi alterada com elementos de outras fotografias de "chãos" de Lisboa (o Fernando Pessoa, em desenho, baseia-se numa conhecida foto do génio).

A maior parte das fotografias são da minha autoria, servindo-me e alterando outras, adicionando e retirando elementos consoante pretendo "recuar" no tempo da acção (há vinhetas que possuem uma mistura de cinco e seis fotografias). As imagens que envolvem o desenho são tratadas  (ou destratadas) de tal maneira que se propõem como complemento, com a diminuição do seu tamanho para depois as estender em "pixels"  em fundos pintados, por vezes com muitos retoques imperceptíveis e outros nem tanto.

É um trabalho que tem para cima de 100 páginas.
E mais não digo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.