Foi esta "Giraldinha" uma das mais célebres ladras do séc. XIX em Lisboa. Durante 10 anos, entre 1885 e 1895, a Maria Rosa, de alcunha Giraldinha, foi presa 21 vezes, tendo cumprido 2500 dias de prisão efectiva, o que corresponde a 7 anos da sua vida.
Foi com esta figura verídica que fiz uma série de pranchas no jornal "O Crime", de que trago aqui quatro delas e mais meia.
É evidente que isto é apenas uma amostra do total das aventuras desta mulher ainda nova, que viveu uma vida difícil, designadamente quando deixou a sua aldeia com 13 anos de idade para vir para Lisboa.
Boa tarde, adorei a Banda Desenhada! Estou neste momento a concluir um trabalho no âmbito da minha licenciatura sobre a Giraldinha. Seria possível utilizar a BD (com os devidos créditos) na apresentação do meu trabalho? Será apenas para fins académicos.
ResponderEliminarObrigada desde já e bom trabalho :)
Boa tarde, Rita
ResponderEliminarPode utilizar, como quiser, a "Giraldinha". A mesma foi publicada no jornal "O Crime", onde se encontra completa, com início na expulsão da casa dos pais e a chegada a Lisboa. Aí, sim, encontram-se todas as pranchas.
Caso não tenha acesso a elas, far-lhe-ei chegar graciosamente a "obra" em bd,em formato jpeg, através de e-mail que me indicar.
Tenho muito gosto em colaborar consigo neste seu trabalho académico.
Saúde e bom trabalho.
Muito obrigada pela rápida resposta!
ResponderEliminarAdoraria que me enviasse por email. É o seguinte: ritamendonca00@gmail.com
Agradeço muito a sua simpatia e ajuda!