segunda-feira, 15 de outubro de 2018

DUAS PROPOSTAS PARA A MESMA PÁGINA



Tal como fiz no post anterior, desta vez agarro num outro trabalho, mais propriamente da prancha 33 da "Bandoleira Maria Guedelha", para colocar estas duas opções de publicação, tendo em atenção que os custos gráficos são substancialmente maiores na hipótese colorida.
O trabalho a preto passa, como é óbvio, por um trabalho de esquiço, que pode ser feito a lápis ou directamente no computador, antes da aplicação da parte final.
Quanto ao trabalho a cores, levou duas fases, pegando no trabalho a preto: uma, em que apliquei a trama (e era mais uma terceira hipótese de publicação, com apenas esta, sem aplicação da cor); outra, com aplicação da cor sobre a trama.
Curiosamente - e para quem não saiba - quer a aplicação da trama como o colorido, são relativamente rápidos, dispondo eu de dois programas essenciais. A fase mais morosa, após o argumento e os esquiços, é naturalmente o preto e os respectivos arranjos no computador, com um outro programa adequado, colocação de balões e didascália, ferramenta essa que eu utilizo desde há muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.