quinta-feira, 7 de maio de 2020

D. EGAS MONIZ, O AIO - portfólio 5


Com uma generosa tiragem, o que permitiu a distribuição gratuita de 6.000 exemplares, por todos os estabelecimentos de ensino do concelho de Lamego, este álbum de BD deu-me gosto em elaborar. Apenas tive de corrigir um pormenor importante numa das vinhetas, a conselho dos historiadores locais, retirando uma torre sineira da igreja de Almacave, não existente ao tempo da acção histórica. 



Este álbum, com apenas 32 páginas, teve como sustento uma pesquisa onde o equilíbrio e a efabulação é evidente, como foi dito por alguns críticos. Ainda disseram que "todos os desenhos referentes a locais onde a vida de Egas Moniz se desenrolou transmitem fielmente, no espaço e no tempo, a era histórica da sua existência" (Lusomundo/Jornal de Notícias).


Conta-nos a vida de Egas Moniz, desde a educação de D. Afonso Henriques até ao resgate da sua vida e penhor da família para salvar a honra e a dignidade da palavra.


Este trabalho foi-me proposto pelo editor da "Época d'Ouro" e foi feito num tempo record, todo a cores de aguarela e tinta da china.
A edição é de 2003, e não sei se houve mais alguma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.