quinta-feira, 30 de abril de 2020

AFRICAN QUEEN - RAINHA AFRICANA - portfólio 4


Não é a primeira vez que, neste blog, trago este projecto; nem teria certamente lugar neste portfólio, uma vez que se encontra inédito e, pior que isso, inacabado. Não deixo de o registar, mais uma vez, porque se trata de um trabalho misto, baseado na obra de C. S. Forester conjugado com o filme de John Huston, protagonizado a dois com Humphrey Bogart e Katherine Hepburn.

Não queiram saber as tentativas que fiz e desfiz para achar um padrão para os enquadramentos e a forma, desde pranchas com seis e sete vinhetas e formato A4 para outras de duas e três vinhetas e formato no mínimo A5.

Trata-se de uma reprodução a cores, baseada no filme e com o suporte no livro, bem como outra a preto, em traços rápidos à semelhança de rascunhos ou esquiços.

O filme tem a minha idade, sempre me empolgou pela interpretação e pela simplicidade do argumento, com base apenas em dois personagens que convivem num pequeno barco num rio africano, por alturas da I Guerra Mundial.

Esta obra desenhada foi feita por mim, especialmente para mim, pelo prazer que me dá reproduzir e compatibilizar o texto de Forester com as imagens de Huston, realizador que abominaria como pessoa, pois aproveitava os intervalos das filmagens para se satisfazer a caçar elefantes.

A história deste filme daria para outro filme. Basta dizer que os actores e a equipa técnica passaram por doenças e desinterias, com malária inclusive, à excepção de Bogart... pois era o único que bebia whisky em vez de água. Foi graças a esta película que venceu o seu único Óscar.

Ninguém me pergunte se algum dia terminarei este trabalho gráfico. Eu não sei dar a resposta sequer a mim próprio.

6 comentários:

  1. Prezado Santos Costa,

    Sou brasileiro e estou pesquisando acerca das minhas raízes.
    Meu avô nasceu em Valdujo.
    Vi que você tem um livro sobre a Região. Como faço para adquirí-lo?
    Desde já, muito obrigado!

    Atenciosamente,

    Leandro Antônio Rodrigues.

    P.S.: Também sou escritor!

    ResponderEliminar
  2. Observação: Perdoe-me pelo erro quanto à acentuação, uma vez que o corretor ortográfico do celular fez a alteração automaticamente.

    ResponderEliminar
  3. Caro Leandro

    Foi publicado um livro sobre Valdujo, com o subtítulo "três povoados, um povo", porque são três povoações numa só. Eu não sou de Valdujo, mas é de lá a minha mulher.
    Se me indicar o seu endereço, eu poderei oferecer-lhe o livro e enviá-lo para o Brasil; ou, se preferir, contactar a Livraria e papelaria Trancosense, situada na Rua professor Aleu Saldanha, 12 - C.P. 6420-022 Trancoso.
    Suponho que a Junta de Freguesia de Valdujo ainda possui exemplares.
    É o Leandro que escolhe.

    Cumprimentos
    Santos Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prezados Santos Costa,

      Muito obrigado pela gentileza do retorno!

      Pode enviar-me o endereço do seu correio eletrônico, a fim de que eu possa me contactar com você?

      Desde já, muito obrigado!

      Eliminar
    2. Pode enviar para:
      se_costa@sapo.pt

      Entretanto, se entender, diga-me qual a linha de parentesco que o liga a Valdujo, designadamente o nome do avô.
      Houve, de facto, alguma emigração de naturais da freguesia para o Brasil, incluindo familiares de minha mulher.

      Eliminar
  4. Prezado Santos Costa,

    Enviei um e-mail para você.
    Muito obrigado pela gentileza do retorno e pela disposição em ajudar-me!
    Aguardo o seu retorno!
    Desde já, muito obrigado!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.