terça-feira, 1 de janeiro de 2019

OS MEUS LIVROS (1) -OS SÃOS, OS LOUCOS E AS MULHERES DELES


Nada melhor do que começar o ano com uma espécie de portfólio dos muitos livros que publiquei, tanto em texto como em banda desenhada. Não segue uma ordem determinada, porque retiro da estante o que vier à mão e... zás!
O deste post - "Os Sãos, os Loucos e as Mulheres deles" - é de Abril de 1987, com uma tiragem de 2.000 exemplares e com distribuição nacional.
A sério, a sério, era o terceiro livro de ficção que eu escrevi; os anteriores eram "Crónicas do Arco da Velha", de 1985 e "Mangas de Alpaca", de 1986, ambos também com uma tiragem de 2.000 exemplares.
Na contracapa explico que "este romance não passa de uma manta de retalhos, urdido no tear da novelística portuguesa, ao livre arbítrio e adaptação deste tecelão que, com vários fragmentos de real valor popular, senão com a sua própria imaginação, obrou esta singular peça./ No binómio homem rico - homem pobre há uma subtil e imaginosa teia de manhas e patranhas saborosamente aproveitadas pelos narradores anónimos de todas as gerações. A saga dos dois compadres ajusta-se no rifão: quem com maus vizinhos vizinhar, com um olho há-de dormir e com o outro vigiar."
Também ao acaso, abri-o e passei ao "scanner" a página 175, que reproduzo.

3 comentários:

  1. Santos Costa,
    Bela escolha para iniciar 2019.
    Um grande abraço de amizade e um excelente Ano, também, na sua escrita e investigação.
    José Avelino

    ResponderEliminar
  2. Santos Costa,
    Bela escolha para iniciar 2019.
    Um grande abraço de amizade e um excelente Ano, também, na sua escrita e investigação.
    José Avelino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Amigo

      Desejo-lhe também um excelente ano de 2019, com saúde e paz, bem como nas lides judiciais e também na escrita e investigação.
      No que me toca, ando à volta com as "Curiosidades...", leituras em actas do séc. XVIII e XIX, mais uns desenhos aqui e ali, umas aulas de História na universidade sénior local, às tantas não sei onde comecei e acabei cada uma das peças.
      Deste livro devo ter por aí uns dois ou três exemplares, pelo que um deles será seu.

      Um grande abraço de Amizade

      Santos Costa

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.