sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

O REMEXIDO



Na continuação de posts anteriores, trago agora quatro meias páginas de "O Remexido", alcunha de um dos mais célebres bandoleiros do Algarve no séc. XIX.
Embora eu tenha, na História daquele período, preferência pelo Liberalismo, não deixei de colocar as duas partes em confronto em pé de igualdade; ou seja, relatei tal e qual, sem favor ou desfavor de qualquer delas, Liberais e Absolutistas, os acontecimentos como eles foram registados, na sua maioria em tribunais e imprensa. No caso do "Remexido", para além da violência e do terror dos que agiam pela força sob as suas ordens - e fora delas -não fugi ao episódio que aqui trago (páginas 7,8,9 e 10 da BD), onde se encontra um facínora e o seu miserável acto e o castigo que o seu capitão lhe aplica, que se regista nas páginas seguintes, aqui não reproduzidas.



2 comentários:

  1. há um album? onde posso encontrar? obrigado. Paulo MilHomens

    ResponderEliminar
  2. De facto não existe álbum, uma vez que saiu em episódios no jornal semanal "O Crime". Por questões de programação, embora fosse narrado todo o percurso do Remexido, não foram muitas páginas, pelo menos as suficientes para constituir um álbum.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.