quinta-feira, 30 de maio de 2013

CONCURSO (PRÉMIOS) DE BD FNAC (FRANÇA,EVIDENTEMENTE)


Ao espiolhar nos meus arquivos de revistas, encontrei o nº 161 da saudosa À SUIVRE, de Setembro de 1991 (curiosamente, número atrasado que adquiri, há uns anos, na Dr. Kartoon de Coimbra). Nesse número encontrei os premiados no "Concours FNAC des Createurs de BD", cujo primeiro prémio rendeu ao vencedor 22.000 Francos Franceses. O segundo e terceiro prémios foram de 10.000 FF e os restantes (até ao 33º),uma selecção de obras até ao valor de 1.000 FF.
A imagem que emoldura este post foi retirada dessa revista e faz parte da série La Petite Reine, de Jean-Claude Servais (um álbum que se dedica a uma história onde "reinam" as abelhas).
Com alguma curiosidade fui pesquisar na Net e encontrei um prémio FNAC 2011 e um outro de 2012.
O de 2011, exigia 8 pranchas sob o tema " Super-Heróis... ou quase" e o júri compunha-se de desenhadores, argumentistas, editores,etc.  - (este exemplo é para dar ao Jorge Machado-Dias, que não concorda que os desenhadores e argumentistas sejam jurados), com a escolha de 5 finalistas, enquanto os leitores escolheriam um 6º.
O de 2012, ainda sob a batuta da FNAC, foi criado como prémio Angoulême 2012, como busca de novos talentos.
Não sei se a FNAC instalada em Portugal tem promovido estes prémios ou algo semelhante.

2 comentários:

  1. Achas que por cá esse tipo de instituições se preocupam com estas coisas?
    A FNAC Portugal coloca as obras francesas à frente das inglesas e só depois destes importados todos é que tens livros em português...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Nuno, mas a nós cabe-nos divulgar estas iniciativas da Casa-Mãe, para ver se estes fulanos que estão aqui, despertam. Não sei se a directora-geral da FNAC Portugal é Cláudia Silva, pois o anterior, o Martinez, foi para Espanha, onde certamente fará mais do que fez em Portugal.
      Também referi o Machado-Dias, que manda cobras e lagartos sobre os autores estarem presentes no júri, quando desde há muito, em França, estes ajudam a tomar decisões.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.