sábado, 11 de maio de 2013

APOIOS QUE NUNCA O FORAM



Em 1990, com uma tiragem de 3.000 exemplares impressos e encadernados nas Oficinas Gráficas das Edições ASA, em Rio Tinto, foi publicado o álbum de banda desenhada cuja capa cartonada e folha de rosto estão acima reproduzidos.
O livro tem, assim, 23 anos e já se encontra esgotado há muito tempo. Há dias, numa conferência em que fui orador com um jovem escritor, que acabara de publicar um livro, por este foi recordado que, enquanto estudante, se lembrava de ter lido o livro e conhecido, através dele, a história do sapateiro profeta, recordando mesmo algumas imagens que lhe ficaram na memória. Na assistência desse encontro, um outro interveniente recordou a mesma obra, considerando algumas imagens marcantes, que jamais esqueceu.
Pois bem. Serve este intróto (de gabarolice, poderão dizê-lo) para chamar a atenção para a folha de rosto onde, a seguir à edição da Câmara Municipal, se noticiam os apoios de quatro entidades. Os apoios que foram "concedidos" ou prometidos, ao que sei, não passaram dessas quatro linhas referenciadas, sendo a Câmara quem suportou efectivamente a edição. Dos outros...nada.
O mesmo já aconteceu com outro livro publicado por mim, mas essa história irá para outro blog, onde diz respeito, porque diz o povo: "prometer não é dar, mas a néscios contentar" ou ainda "promessas e cascas fizeram-se para se quebrar".

Também serve o arrazoado retro para dizer que, neste mesmo blog, já fiz várias promessas na continuidade de certas peças e assuntos, sem que tivessem sequência. Ora, é por isso que garanto uma leitura próxima das mesmas e cumprir aquilo que prometi.

O que não prometi foi alterar o esquema deste blog, designadamente nos blogs que recomendo, transformando-o na "minha lista de blogs", actualizada segundo a assistência dos mesmos ou seja, as actualizações ao minuto. Ao mesmo tempo, eliminei um blog inactivo e um outro que, por razões desconhecidas, tem espaço idêntico sem referência a este; o que está no seu direito, tal e qual eu estou nesta questão de permutas.
No entanto, mesmo que não haja permuta de referências, não deixo de colocar e manter aqueles blogs que eu considero da minha leitura e consulta, recomendando-os tal como eles se apresentam com as actualizações que lhes der na gana.

Como já devem ter dado conta, estou mais activo: não deixarei de enfatizar o que se realiza com a BD (mormente a minha), mas também não deixarei de continuar com as entradas de rubricas que são mais visitadas. Enfim, virei aqui dizer o que me vai na alma e no estado de espírito do dia, tal como diria o Bocage, em dias onde me ache mais pachorrento.

Sobre as visitas - embora eu não seja daqueles que mais se preocupam com os números - reparei que o "sitemeter" esteve uns tempos sem contar. Decidi escrever para aquele serviço internacional e eles parece que acertaram a coisa. No entanto, verifico que, enquanto até aqui contava como um único visitante independentemente das entradas por dia, agora, de cada vez que se sai e se entra, conta mais um. Logo, estou-me nas tintas, porque, para ser sincero, devo ser eu o visitante número um e, para que não se diga que ando ao engano, há quem entre aqui através do motor de busca e saia logo, porque a chave introduzida para a pesquisa trouxe-o a um assunto que não lhe interessa melgar.




1 comentário:

  1. Boa noite,

    sabe dizer-me on de poderei comprar 1 exemplar deste lálbum do Bandarra ?

    obg
    luisrogeiro@oninet.pt

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.