quinta-feira, 11 de outubro de 2018

O ESQUIÇO, A TRAMA E A COR



Normalmente é hábito dos autores de BD guardarem ou destruírem os esquiços da sua arte. Não acontece comigo, porque guardo tudo, principalmente em formato digital.
Acontece, como é disso exemplo as três versões acima, que eu para além de guardar, transformo e altero conforme a veneta do momento e a opção que pretendo para o trabalho final. O que aprecio hoje, amanhã posso não gostar ou até detestar, sem que isso envolva a destruição do material, uma vez que este estado de ânimo pode alterar a todo o momento.
Submeti o mesmo trabalho à apreciação de familiares e amigos e obtive uma resposta inesperada: preferiam o esquiço. E não é que me convenceram? A tal ponto fiquei que, nos casos em que o esboço ou debuxo ficou sem ponta por onde pegasse, os refiz e estou para recuperar os restantes, dando-lhe novos balões, os quais encostam às linhas do enquadramento, para "arejarem" o desenho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.