segunda-feira, 30 de julho de 2018

REGISTOS CRIMINAIS - banda desenhada (1)




Talvez seja por deficiência da minha parte, porque verifico existir alguma dificuldade em ter mercado para a banda desenhada que faço. Pelo menos, a que faço através de edições próprias.
Também pode significar que o mercado não esteja interessado na banda desenhada, talvez até na banda desenhada portuguesa - porque, diga-se em abono da verdade, os portugueses não costumam desenhar super-heróis - , satisfazendo-se o público com publicações importadas onde o desenho de tão primário se torna mero acessório do texto, e este, por vezes, sem se tornar acessório de coisa alguma.
Esta é a minha opinião, naturalmente não seguida pela maioria do público. Falo do público e não dos comentadores da área, a quem não atribuo importância alguma. Ora, como eu não constituo a maioria (procuro sempre os lugares menos preenchidos), e tenho direito a opinião, aqui fica.
Serve isto para dizer que desisto de publicar, pelas vias normais e editoriais, os meus trabalhos. Isso não significa que desista desta arte. Por isso, dedico-me a uma caseira arrumação dos trabalhos publicados, mormente os inseridos em jornais, em tiragens de "print on demand", devidamente tratadas com encadernação manual em capa dura. Só para amigos, só para apreciadores. E, natural e principalmente, para mim.
Como já venho, de algum tempo a esta parte, a alinhavar em novos enquadramentos os registos criminais publicados num semanário, pretendo compor as cerca de 800 páginas com os casos mais mediáticos do crime em Portugal desde todos os tempos, fazendo desta feita os dois volumes a encadernar com fio de nylon e em capa dura, de luxo (!).
Na abertura de cada "caso", há uma folha de rosto. Hoje apresento as páginas de rosto de três desses registos. Se me der na veneta, trarei mais nos posts sequentes.

2 comentários:

  1. Amigo Santos Costa,
    Sou um admirador confesso da sua obra. Os temas interessantíssimos que trabalha mereceriam, sem dúvida, uma maior atenção por parte dos nossos leitores. Mas já sabemos que o que conta para a maioria são os super-heróis e os Tios Patinhas. Nada contra, obviamente. Cada um sabe do que gosta e ninguém tem nada a ver com isso.
    Mas não deixa de ser uma pena que um autor com tanta energia e tanta vontade de fazer coisas se veja obrigado a refrear ânimos por "falta de mercado".
    Mas, pelo menos a sua energia parece não ter-se esgotado e vai continuar a publicar, embora em tiragens mais modestas, o que é positivo, apesar de tudo.
    Estou interessadíssimo nesta obra. Gostaria de encomendar um exemplar, se for possível. Agradeço também que me indique uma forma de pagamento (talvez fosse interessante colocar essa informação no post)...
    Grande abraço.
    Carlos Rico

    ResponderEliminar
  2. Amigo Carlos Rico

    Concordo plenamente com a análise que faz. Os gostos e as apetências dos leitores não se discutem e já é bom que optem por ler/ver Banda Desenhada, seja ela de que género for.
    No meu caso, apesar de já ter publicado muito, outro tanto tem ficado pelas prateleiras, sem que isso signifique que seja material recusado pelos editores.
    Confesso que o facto de viver numa região de interior, portanto fora dos grandes centros e do litoral, condicione as oportunidades e os contactos com quem possa apreciar ou interessar-se pela publicação. Isso não significa que tenha ficado à margem. Dou como exemplo os anos que publiquei na revista "Maria" os contos da semana e as peças que fiz para O Independente, para a revista História, para O Diabo, para O Crime, para a Notícias Magazine , entre outras. E garanto-lhe que nenhuma daquelas redacções apontadas me viram mais gordo nem eu aos que lá trabalham. Era tudo à distância.
    Estou para colocar à venda o livro do Padre Costa de Trancoso, sacerdote com 299 filhos de 53 mulheres, que está na 6ª edição. Só se vende aqui, mas o conjunto das tiragens equivale a grandes tiragens das editoras mainstream, apesar de estar à venda numa só localidade e em três postos.

    Sobre este trabalho (o referido no post), conforme já disse em outro lugar nos respectivos comentários de resposta,darei notícias desta publicação, que será tratada de forma diferente do habitual.


    Obrigado pela sua visita e parabéns pelo excelente trabalho no BdBd.

    Um grande abraço

    Santos Costa

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.