terça-feira, 20 de março de 2018

OS ANOS DO SÉC. XX EM BD

Devo ser dos criadores (ou criativos) com mais obra inacabada... e esquecida por mim. A minha actividade resulta de apetências e, grande parte das vezes, quando fico "saturado", ponho de lado.
É o caso que exponho hoje neste espaço, um trabalho que deve ter qualquer coisa entre 20 a 25 anos (por não ter datado nem guardado os apontamentos). Trata-se de uma Banda Desenhada do século XX, uma ideia peregrina que me deve ter empolgado na altura, a tal ponto que comecei pelo meio da centúria, precisamente o ano em que nasci, identificado na prancha acima. Encontrei nos arquivos esta "preciosidade" inacabada, com pranchas incompletas, algumas apenas com lápis (no desenho e nas legendas), em formato A4, com arte finalizada a caneta e marcadores de feltro em papel cavalinho ligeiramente bege.
Há pranchas que nem sequer têm legendas, embora seja fácil de preenchimento, de tão identificáveis que estão, mesmo sem os apontamentos. Outras não.
O ano de 1951 é assim reproduzido em toda a gama de acontecimentos: cinema, pintura, literatura, banda desenhada, política, geopolítica, vida mundial, conflagrações à escala local e mundial, invenções, obituário, "and so on". São vinte pranchas, de que reproduzo seis.
Tendo em atenção que, na altura, não dispunha dos dias como hoje, não deixo de me questionar sobre este jogo de paciência.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.