terça-feira, 30 de janeiro de 2018

CRENDICES: GRAVIDEZ E PARTO


Hoje trago aqui algumas das crendices sobre a Gravidez e sobre o Parto, retiradas de um extenso lote que cataloguei e publiquei em tempos. É certo que alguns destes costumes, por muito estranhos que nos pareçam, foram tidos em conta (alguns deles ainda são), pelo que o seu registo me mereceu o empenho de os colectar.

- É sinal que a mãe engravida de novo quando a mulher que tem um filho pequeno e este volta a gatinhar, depois de já andar pelo seu pé.

- As mulheres que não satisfaçam os seus desejos gastronómicos, arriscam-se a que os filhos nasçam com a boca aberta e o cabelo espetado.

- As mulheres grávidas não devem usar colares ao pescoço ou objectos de ouro durante o período de gravidez, para que as crianças não tragam sinais na pele.

- Se o parto é difícil, colocam na boca da parturiente a trança do cabelo da própria ou de outra mulher, com o fim de aliviar a dor e facilitar a saída da criança.
- As mulheres grávidas devem comer tudo o que lhes apetecer, não se devendo recusar o que pedirem, para que os filhos não nasçam “augados”.

- Não se deve enervar ou excitar uma mulher que esteja a dar à luz (parir), porque o parto pode “subir” ao cérebro e a pessoa ficar doida ou com dores de cabeça persistentes.

- Se se recusar a uma mulher grávida aquilo que ela deseja comer, acredita-se que a criança nascerá com a boca torta.

- Se se quer saber o sexo da criança que anda no ventre da mãe, cospe-se numa castanha e deita-se ao lume: se estalar, é menina; se não estalar, é rapaz.

- As grávidas não devem pegar nos gatos, porque as crianças nascerão com asma.

- Se a barriga da mulher grávida fica empinada, é sinal de que traz no ventre um rapaz; se crescer alargando as ancas, é rapariga.

- Quando uma grávida sofre de azia, é sinal que o filho terá grande cabeleira, pois é esta que provoca, com as cócegas, os sintomas de azia.

- A mulher que durante o período de gravidez tiver tendências para emagrecer, é sinal de que dará à luz criança gorda; no caso contrário, a criança será magra.

- Quando a mulher vai dar à luz, para que as bruxas não se metam com o filho, espeta-se um prego no chão.

- Quem negar alguma coisa que uma grávida deseje, nasce a esse alguém um terçol.

- Uma mulher grávida não deve entrar no cemitério.
- A mulher grávida não deve tratar do berço ou embaladeira do filho antes de este nascer, para evitar que nasça morto ou venha a morrer cedo.

- Logo após o parto, o primeiro banho do recém-nascido, a que se o povo costumava chamar “água do cu lavado” deve ser feito de modo a que a criança beba dessa água, para se livrar de bruxedos:

  Auguinha de cu lavado
  Livra este menino do mau-olhado.

- A criança que chorar três vezes no ventre materno, ficará fadada para bruxa ou bruxo.

- As dadas (afecções dos seios das mulheres paridas) curam-se quando a mulher esfregar os peitos com a fralda da camisa do homem, rezando o seguinte:

  Quando o Senhor pelo mundo andava
  Bom homem lhe deu pousada,
  A má mulher lhe fez a cama
  Sobre as vides e sobre a lama.
  Vai-te embora, dada
  Foge desta mama.

- Também para que as dadas não apareçam, colocam-se, atravessadas na cama da mulher que vai ter um filho, as calças do marido.

- Para as afecções dos seios em geral, untam-se com azeite fervido.


- A mulher que amamentou e pretende que o leite seque, deve dar uma gota dele a uma gata.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.