segunda-feira, 25 de setembro de 2017

DESENHO E FOTOGRAFIA


Quase um mês se passou desde a minha última contribuição neste blog. Regresso hoje com uma ideia que coloquei em prática há algum tempo e que, de vez em quando, vou alimentando com novas páginas.
Trata-se de uma BD, a cores, que tem a particularidade (ou talvez não) de misturar desenho com fotografia, criando "fundos" de acordo com a acção. Alguns dos desenhos, a preto, foram retirados de uma BD feita com essa característica e, através dos programas digitais, a que alio fotografias (a maior parte do meu arquivo) para dar este "ambiente", vou tecendo este projecto de álbum para substituir um outro que já está esgotado há alguns anos.
Será uma publicação em perspectiva (ou talvez não).



3 comentários:

  1. Boa noite caríssimo amigo

    Parabéns pelo mix.
    Ver o Bispo da Guarda com a sua vestimenta garrida, em contraste com a cor granítica da Sé, dá alma ao desenho.
    Um grande abraço e viva São Marcos.

    José Avelino

    ResponderEliminar
  2. Boa noite caríssimo amigo

    Parabéns pelo mix.
    Ver o Bispo da Guarda com a sua vestimenta garrida, em contraste com a cor granítica da Sé, dá alma ao desenho.
    Um grande abraço e viva São Marcos.

    José Avelino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo Amigo
      Dr. José Avelino

      Dá gosto ler os seus comentários e as suas visitas a este modesto blog.
      Quando pintei no "photoshop" o bispo da Guarda, verifiquei que o tom garrido contrastava não só com a granítica Sé, como também com o mais modesto Gonçalo Coutinho, na vinheta seguinte.
      Andei a ver obras sobre trajes eclesiásticos e apareceu-me um bispo daquele século que trajava de vermelho e amarelo (não tão garrido, é certo, mas também tinha barba).
      Esta BD tem tardado - agora que Bandarra já tem uma Casa em Trancoso - apesar de pedidos nesse sentido.
      As três primeiras pranchas respeitam à descrição que Bandarra faz da sua terra e dos feitos a um seu companheiro de prisão (daí o amarelo nos rectângulos da didascália), pretexto que eu meti a martelo na trama para deixar um pouco da História de Trancoso; a última respeita ao regresso à sua terra, em dia de nevão, após se ter livrado do Santo Ofício.
      Sim, viva S. Marcos, uma das batalhas decisivas, cujo sucesso fez com que os de Mangualde e os de Viseu fossem libertados da comitiva castelhana (os de Mangualde agradeceram e construírem, em honra dos de Trancoso e da vitória,a conhecida ermida de Nossa Senhora do Castelo).

      Um grande abraço

      Santos Costa

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.