domingo, 23 de outubro de 2016

O MALHADINHAS



"O Malhadinhas" de Aquilino Ribeiro foi das obras que mais me impressionaram desde os meus tempos do liceu. O seu pendor telúrico, a braveza das terras e das gentes, aliada à descrição regionalista do Mestre, tiveram o condão de fazer com que possua o livro em vários exemplares, um dos quais anda já muito maltratado por tanto o ler e reler.
Seria natural que eu tentasse desenhar essa novela aquiliniana. Fi-lo primeiramente num formato de duas tiras por página e depois em formato de álbum, com três tiras, como é o exemplo visto nas duas pranchas acima.
Há uns três ou quatro anos, tentei que a Bertrand desse um parecer sobre a obra, na futre tentativa de obter deles uma resposta com vista à publicação. Não me deram resposta.
Há meio ano, com vista à disponibilidade dos direitos - visto eu próprio querer editar este trabalho (ainda não concluído) - voltei a contactar a editora, para saber como obter essa autorização, bem como saber se os direitos do autor permanecem na editora ou eram da alçada dos familiares. Não obtive resposta.
Conclusão: não escrevo mais àquela editora, mas hei-de concluir a obra, nem que o único exemplar permaneça na minha estante. E, naturalmente, porque não pago mais por isso, esse exemplar estará devidamente colorido.

17 comentários:

  1. Viva, bom dia. Ainda cá estou!
    Com ajuda dum neto, fiz uma página no facebok a que (presunção...) chamei de Quadradinhos. E publicámos lá dois bonecos dos que tenho feito nas horas vagas (?). Pode dar-me a sua opinião muito sincera? Não se preocupe... a bom entendedor...
    Luciano
    Leiria

    ResponderEliminar
  2. ... Ah! Esqueci-me duma coisa porque afinal há diversas páginas com o nome Quadradinhos. A que nós fizemos tem um cavaleiro e diz Lenda da Terra do Avô

    ResponderEliminar
  3. Luciano

    Talvez pela razão de eu não ser "sócio" do facebook (embora possa visitar as páginas acessíveis), não consigo encontrar a ligação da sua (da vossa), mesmo com recurso ao motor de busca "Google", com a inclusão da referência à Lenda da Terra do Avô.
    Se não for inconveniente, agradeço que a divulgue nesta caixa de comentários.

    Cumprimentos

    Santos Costa

    ResponderEliminar
  4. Viva, boa tarde.
    (Ajuda de neto):
    Entro no facebok e depois no canto superior esquerdo aparece uma barra a seguir à letra f que diz "encontrar amigos" escrevo lá Quadradinhos; aparecem diversos. Aquele onde "botámos" a bonecada é o que diz "lenda da terra do avô"

    ResponderEliminar
  5. Há um problema...
    Como disse, não me associei ao Facebook - e não é que tenha alguma coisa contra o Mark Zuckerberg - mas foi uma decisão que tomei desde que a geringonça apareceu. Também não é porque aquilo seja complicado para mim, em termos de manobra das ferramentas e no resto, mas não alinho dessa forma (com todo o respeito pelos que aderiram), pelo que sem me sujeitar aos gostos (likes), presumo que também não fico com os desgostos.
    Logo, não posso seguir as suas instruções, porque a "coisa", que não me conhece de lado nenhum mas é como se tivesse andado comigo na escola, logo me avisa: "Regista-te".
    Tenho uma solução e vou segui-la. Vou espreitar através do Facebook de um familiar.

    ResponderEliminar
  6. Viva, bom dia
    Obrigado pela solução.
    Luciano
    Leiria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luciano
      Lamento dizer que não encontrei a página do facebook que me indicou... mesmo com recurso a ajuda de uma pessoa registada. Aparecem muitas páginas (incluindo grupos) com o nome Quadradinhos, mas não se consegue ver a que possui a Lenda da Terra do Avô.
      Se estiver na disposição de colocar o link certo, talvez eu consiga lá chegar.

      Santos Costa

      Eliminar
  7. Boa noite
    Onde posso encontrar o seu livro "Lendas do Distrito da Guarda", à venda?
    Cump.
    Luis
    Seixal

    ResponderEliminar
  8. Luís
    Este livro pode ser adquirido - ou encomendado - nos postos de turismo dos municípios de Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas, Trancoso e Biblioteca Pública Municipal da Guarda
    ou
    uma entre outras livrarias, que aceitam encomendas:
    LETRAS & COMPANHIA
    Rua da Corredoura, nº 13,Trancoso / 6420-045 Trancoso
    Telefone: 271828108
    (pode encomendar por telefone)
    Boa leitura
    Santos Costa

    ResponderEliminar
  9. Viva, boa tarde
    Peço desculpa pela trabalheira que estou a dar. Ajuda de neto:"no motor de busca do Google escrever a palavra Quadradinhos; aparecem diversos links e há um que diz "quadradinhos|facebok"; clicando neste abre a página do facebok; depois no canto superior esquerdo a seguir à letra f há uma barra com uma lupa na extremidade para procurar qual página dos quadradinhos queremos; a nossa é uma que tem um cavaleiro (só meio corpo)e diz "lenda da terra do avô". Se não der não se incomode. Fica para outra vez.
    Luciano
    Leiria

    ResponderEliminar
  10. Boa noite, cá estou de novo.
    O meu 1º contacto com o blog e as suas publicações, aconteceu a semana passada através da revista do Cofre da Prev.... Posteriormente, recorri à Fnac (Os Piratas do Deserto) e à Livraria Letras & Companhia (Almanaque e Lendas do Distrito da Guarda). De realçar que a Livraria fez-me o envio via CTT, com grande eficiência. Gostei da banda desenhada de "Os Piratas do Deserto", que já li e "degustei". As Lendas, folheei apenas, mas já deu para ver que foi composto com bom gosto (lindas ilustrações). O Almanaque, folheei apenas apressadamente. Permita-me que refira pensar que em Novembro, no dia 2, devia constar o dia dos fieis defuntos, que ficou no dia 1.
    Agora, falta-me fazer uma visita à Livraria Letras & Companhia, em Trancoso, quando passar na zona.
    Saúde e até à proxima
    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís Pinto

      Agradeço o seu interesse e a sua apreciação relativamente às obras que adquiriu.
      Quando visitar a "Letras & Companhia", peça ao proprietário que me contacte, uma vez que terei muito gosto em cumprimentá-lo e agradecer-lhe pessoalmente.
      Se não houver possibilidade do encontro, antecipadamente entregarei na livraria uma obra minha, autografada, que lhe será entregue gratuitamente (mas é surpresa, pelo que não divulgo aqui).
      Tem toda a razão relativamente ao mês de Novembro e ao dia 2, que é, da facto, o Dia dos Fiéis Defuntos. O dia 1 é o dia de Todos os Santos.
      O erro foi meu, uma vez que o dia 2, que devia ter o Dia dos Fiéis Defuntos, ficou em branco.

      Saúde também para si e até breve

      Santos Costa

      Eliminar
  11. Bom dia
    Em primeiro lugar, desejo que tenha um óptimo 2017.
    Fico a aguardar pelos seus (nossos) policiários, bem como pela reedição do Bandarra, para contactar o Sr. José Velho.
    Fico também a aguardar pela Feira dos Enchidos de 2017 em Trancoso.
    Cumprimentos
    Luis

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde

    Só agora, ao entrar no blog, reparei neste seu comentário de ontem. Daí a resposta com um dia de atraso, acompanhada das minhas desculpas.
    Um dos policiários já está na gráfica para imprimir, uma vez que toda a composição, desde a capa ao miolo, é feita por mim. Conto publicar periodicamente uma destas criações - naturalmente limitadas ao meu engenho e arte - nas quais o personagem principal, que narra na primeira pessoa (e que nada tem a ver comigo), é um licenciado em Direito que enveredou pela carreira na DGCI como IT2 (Inspector Tributário nível 2) e que, por andanças do destino, se vê envolvido em situações dramáticas e policiais, das quais se vai safando com algumas "amolgadelas" e sem prejudicar os serviços na Administração Tributária.
    A Feira do Fumeiro ou Feira dos Enchidos será para o mês de Fevereiro e, se vier a Trancoso, diga qualquer coisa.

    Cumprimentos
    Santos Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Obrigado pela sua resposta.
      O alojamento já está marcado para 24 a 26/02, em Terrenho.
      Cumprimentos
      Luis

      Eliminar
  13. Olá.
    E pode-se comprar essa edição de autor do Malhadinhas em banda desenhada?
    jpesperanca.tradutor[ at]gmail.com

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.