terça-feira, 20 de setembro de 2016

MARIA GUEDELHA - A ENDIABRADA


Aproveitando o balanço da Maria Feliz, fui fazendo uma história paralela - a preto e branco - com a Maria Guedelha, uma mulher que também chefiava um grupo de bandoleiros, baseada numa figura real dos anos 30.
Nestas três páginas, em formato A5, com vinhetas mais amplas, está parcialmente reproduzida a passagem em que o administrador do concelho, o regedor e alguns soldados de infantaria 12, a tentavam prender.


2 comentários:

  1. Boa tarde Santos Costa

    Como vai o nosso homem da escrita e do desenho?
    Não pára.Ainda bem para os amantes da banda desenhada.
    Receba um grande abraço e um excelente fim de semana com ligeiro cheirinho a outono.

    José Avelino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssio Amigo
      Dr. José Avelino

      De facto, vou intercalando as duas artes a que me propus com mais dedicação que engenho.
      Concretamente, este é um trabalho que já publiquei e estou a modificar, dando à personagem - que me cativa - uma amplitude e liberdade que as parcas notícias sobre ela não me puderam oferecer, designadamente o processo no tribunal da comarca (que aliás não se encontra, apenas o registo no livro).
      Devo esperar o envio, por parte da gráfica, do novo "O BANDARRA - Almanaque Trimestral de Trancoso", respeitante ao 4º trimestre de 2016. Trata-se de reavivar e dar continuidade à existência dos almanaques com o mesmo título (mas anuários), publicados ao longo de 15 múmeros.
      Passar esta publicação de anual para trimestral, permite-me - e impõe-me - um ritmo mais frenético, para além de dispor de um acervo editorial que me vai permitir, de uma publicação anual com 220 páginas, para quatro publicações que somam, no seu todo, cerca de 800 páginas.
      Nem será necessário dizer-lhe que irá receber o seu exemplar logo que abra as primeiras embalagens gráficas, uma vez que tenho no Amigo um dos mais atentos e excelentes leitores (embora a minha obra nem sempre mereça essa atenção).
      Aproveito para lhe dizer que recebi os agradecimentos por parte da Senhora Directora do Departamento da Cultura da Câmara da Covilhã, que considera que a iniciativa "se revelou um sucesso".
      Considero eu que as iniciativas da CM da Covilhã são, por si só, um sucesso, graças ao empenho de pessoas como o Senhor Vereador da Cultura, da Senhora Directora do Departamento e de parceiros culturais como é o caso do meu Amigo, que demonstra ser a magistratura muito mais do que o julgar, absolver ou punir, embora saiba que, nesse âmbito, o seu percurso seja exemplar, competente e justo.

      Receba também um abraço de gratidão, com os desejos de um merecido bom fim de semana, como bem disse, "com um cheirinho a outono" e com bilhete para entrada num Inverno que depressa se manifestará nestes territórios serranos.


      Santos Costa

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.