terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SKETCHBOOK - BUARCOS


Quando ando por aqui ou por ali, faço-me acompanhar de um sketchbook e de um reduzido estojo de acessórios. São eles a minha máquina fotográfica, mais lenta, mais apetecível e mais criativa.
Poderão dizer: não podia ele tirar a fotografia e, através dela, desenhar e pintar em casa?



Não, não é a mesma coisa. É como mandar vir um sushi do Japão e comê-lo aqui, em casa. O prazer está nos momentos, na criação da paisagem e dos monumentos, no espaço disponível a todos os enquadramentos.
Com a máquina, carregamos no botão e viramos costas. Não vimos nada, não usufruimos de coisa alguma. Com esta arte, estamos a reconstruir, ponto por ponto, o objectivo e a vê-lo crescer, como arquitectos, como construtores de catedrais, como criadores da Natureza. É o poder inimaginável da criação. Não há moeda que pague tal prazer!



Há, depois disso tudo, as recordações deses momentos que, por serem mágicos, permanecem na memória como se fossem passados ontem: os cheiros; o ambiente; as pessoas que passam (quando é em lugar público), dão uma vista de olhos e trocam comentários e apreciações.
Sim, é isso mesmo. Nos momentos de magia em que temos diante de nós o sketchbook sem cavalete, sentados na areia ou na relva, numa esplanada de café, numa piscina de hotel ou com os pés na água, não há mais nada a usufruir de belo e de saudável.
Aqui ficam algumas das imagens que estão neste pequeno álbum, feitas durante umas breves férias em Buarcos, há uns anos atrás, com minha mulher. Ao revê-los e ao expô-los, regresso lá, no tempo e no espaço. E mitigo saudades.

2 comentários:

  1. Sou 'buarquense' por adopção de casamento e gostei de re/ver buarcos tão bem representado nestas imagens. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Caro pco

    Buarcos é uma terra de sensações e harmonia, com o mar ao fundo. Passear de manhã na marginal entre Buarcos e a Figueira constitui, para mim, uma jornada diária, nos poucos dias que, de vez em quando,lá vou passar.
    Tenho muitas imagens de Buarcos, porque gosto do sítio, das pessoas, da cozinha (há lá uma casa onde servem uma sardinha!), do ar e do mar. Aconselho umas férias a todos aqueles que gostam do prazer da vida.
    Eu é que agradeço o seu comentário.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.