quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A FILHA DE BANDARRA


 
 
No âmbito do Projecto TRANCOSO S.I.M., promovido pela Santa Casa da Misericórdia através do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), fui convidado para dirigiar a revista desse mesmo projecto, que se chamou INICIATIVAS.
Sobrepujando alghuns assuntos de carácter técnico e atinente ás iniciativas ao loongo do projecto, não deixei de levar ao número de Dezembro de 2002 (a revista era mensal, mais tarde passou a trinestral), uma banda desenhada feita com tiras de imagem real em fundo e desenhos sobrepostos, dedicada a uma lenda local pouco conhecida.
Curiosamente, este número era dedicado à formação de Língua e Cultura Portuguesa, onde se contou com alunos (nos dois polos) da Bulgária, Grã-Bretanha, Framça, Roménia, Ucrânia e Moldávia.

 
Como os búlgaros eram em maior número, decidi dedicvar uma das páginas da revista a uma comunicação escrita na sua língua e nos seus caracteres próprios, com a respectiva tradução em português, como se pode ver na imagem acima, da autoria do engº. Mykhaylo Triskka (a trabalhar nas obras do Pavilhão Multiusos).
Ainda nesse número publiquei um conto búlgaro - A pastora e o Czar - com uma ilustração minha.
A propósito desta revista, de distribuição grtatuita, que era impressa em papel de qualidade e em formato A4, com grafismo do Carlos Andrade, gostei particularmente de uma das capas que o Carlos (das produções gráficas N'Funções) fez para o nº 5, que é uma montagem de uma imagem do castelo com elementos do grupo de animação histórica Viv'Arte (na imagem, de barba, o Dr. Mário, director do grupo).

 


3 comentários:

  1. Olá Santos Costa
    Este ano vai-se realizar o 2º concurso nacional de Blogues. Estamos a tentar arranjar pelo menos 7 blogues de BD para criar uma categoria própria para Banda Desenhada, já só faltam 3... estão inscritos:
    BD no Sotão
    Leituras do Pedro
    Invicta Indie Arts
    Leituras de BD
    Quadrinhos INK
    Estás interessado em participar? Quanto mais não seja pela visibilidade de uma categoria só para BD?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno
      Este meu blogue é uma miscelânea onde ninguém se entende. Nem eu. Nem é carne nem é peixe; ou melhor, é carne e é peixe e uma espécie de caldeirada de etnografia, literatura, política e BD.
      No entanto, tenho dedicado ultimamente mais espaço à BD. Se isso é suficiente para entrar como candidato, tudo bem. Aceito.
      Obrigado pelo convite.
      Com um braço

      Eliminar
  2. Então estás inscrito!
    :P

    Toma lá o link que o comprova:

    http://concurso.aventar.eu/lista/?modo=2

    Abraço e obrigado
    (Assim eles nunca mais se esquecem que a BD existe!)
    :D

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.