terça-feira, 25 de setembro de 2012

A IMPRENSA COM A BD


Em Portugal, queixam-se os autores e editores de Banda Desenhada que a imprensa está de costas voltadas para a divulgação desta Arte, que se diz Nona; protestam os bloggers e monografistas da BD que a Nona Arte não é devidamente divulgada nos meios de comunicação social. Se em ambos os casos há razões para esse protesto, por vezes não há razão para protesto algum.
É certo que os jornais omitem muito do que se faz no nosso País, mas há excepções. É o caso desta entrevista que o "Diário de Notícias" me fez e publicou em uma página da respectiva secção, através do conceituado jornalista Eurico de Barros.

Pois bem, salvo algumas excepções, não me posso queixar que a publicação do meu livro passou ao lado da divulgação dos media diários. O jornal "I" deu-lhe uma página e o "Jornal de Notícias" cerca de meia página.

Relativamente à blogosfera - que, em abono da verdade, e graças ao trabalho da Editora - promoveu o lançamento do livro, até hoje apenas vi um blogue dedicar atenção a este trabalho, fazendo uma crítica justa e sincera (bongop-leituras-bd.blogspot.com), o que me leva a crer que não haverá, dentro dos praticantes do culto, grande interesse por tudo o que se passa em Portugal, mesmo que seja pouco.
Não gostam, digam de sua justiça; não lhes agrada, manifestem esse desagrado; acham inoportuno e desapropriado o estilo (preferindo o dos super-heróis que propagandeiam a América), assumam-no desafrontadamente.
O silêncio, porém, não diz nada ou porventura quererá dizer tudo; principalmente, silêncios em torno desta ou de outras obras de autores portugueses (que as Editoras enviam para o fim de divulgação e que preenchem as estantes da crítica), são ensurdecedores, se bem que legítimos. Depois, não "chorem baba e ranho" porque a BD não é divulgada, praticamente está em Portugal desaparecida, o público não adere, o Ministério da Educação repudia-a, o trabalho dos autores portugueses é queimado nos caldeirões de Pero Botelho e por aí adiante.
Sinto-me satisfeito e compensado porque considero que ainda há imprensa em Portugal: que sabe o que se passa no seu País; porque divulga o que se faz no seu País.
Daí este registo.

2 comentários:

  1. Bom, ainda bem que não fui incluido nesta tua crítica!
    Pela minha parte, e sempre que eu tiver acesso aos livros, vou fazendo as minhas "críticas" que valem o que valem... ultimamente gosto de frisar que não sou jornalista, portanto não tenho formação nessa área e como tal sou um pouco tendencioso devido aos meus gostos pessoais...
    ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás incluído nesta crítica nem em outras que possam envolver a BD, simplesmente porque o teu blog respeita todas as tendências e tem uma especial empatia, abertura e diálogo constante com os visitantes comentadores. É por isso que, num só post, onde abordaste (e bem) os actuais constrangimentos da BD, atingiste quase os 200 comentadores.
      É bom que o universo português do ramo da BD esteja atento a este teu labor, porque isso só se consegue com muito trabalho, dedicação e honestidade.
      Para ti, a gratidão pessoal.
      No que respeita à tua crítica, ela é fruto do teu envolvimento e experiência, a que se alia a tua veia de sinceridade, pelo que deve ser tida em conta, tanto mais que outros o fazem (quando o fazem) sem perceberem nada do assunto.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.