sábado, 4 de agosto de 2012

OS PIRATAS DO DESERTO - SESSÃO DE APRESENTAÇÃO


Peço desculpa por não ter falado mais cedo nesta publicação, mas preferi aguardar o convite que a Editora enviou e divulgou.
Não sei como falar do livro que eu trabalhei sobre uma obra de Emilio Salgari, porque também não sei esclarecer por que razão a minha especial apetência pelo escritor italiano. O certo é que ambos, a obra agora em apreço e o profícuo trabalho de Salgari, são do meu agrado.
Salgari nasceu em 21 de Agosto de 1862, pelo que o próximo dia 21 de Agosto, constitui a efeméride do 150º aniversário do seu nascimento. Pela minha parte, julgo satisfazer a vertente desenhada através de uma das obras escritas por um autor que empolgou muitos de nós na juventude. Para além disso, o deserto sempre me fascinou: a solidão das areias e das rochas; a metamorfose daquela vastidão em "ilhas" de oásis; a resistência das caravanas; as odisseias de aventureiros que ousaram atravessar as suas dunas; os nómadas e os camelos que, à compita, assumem as suas existências com tudo o que a vida necessita num lugar onde tudo parece faltar.
Esta Banda Desenhada, assumida desassombradamente pela ASA - desassombradamente, porque a Editora se assume na aposta em desenhadores portugueses -  é uma adaptação livre de um dos livros de Emilio Salgari, cuja trama gira em torno de uma busca heróica em torno de um acontecimento real, muito bem aproveitado pelo escritor veronês.
Espero que se sintam todos convidados; todos aqueles que sentem, como eu, a vibração de uma arte que é a mais antiga da Humanidade, pois banda desenhada já praticavam os primitivos habitantes das cavernas pré-históricas.
Espero e desejo que estejam comigo, no dia 16 de Agosto, na Livraria Buchholz. Para os que se derem à tentação de pesquisartem na net, não deixem de coinsultar:
http://www.leyaonline.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=56216
Um agradecimento a todos os que, pretendendo lá estar ou impedidos de lá irem, estão comigo, com a BD e com a memória de um escritor que marcou muitas gerações. E um agradecimento aos meus colegas da blogosfera, mormente as da 9ª arte, por divulgarem este acontecimento.

6 comentários:

  1. Espera que a apresentação na Buchholz seja um sucesso!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico-te muito grato. Espero que o livro agrade, quanto mais não seja por ser uma obra empolgante de Salgari sobre o fascinante deserto.

      Eliminar
    2. Eu li todos os livros (inclusivamente este) do Salgari até ao Sandokan.
      Adorava aquilo, e até tinha dinheiro para os comprar. Infelizmente com as releituras desfizeram-se todos com o passar dos anos...
      :(

      Eliminar
  2. Em seguimento do convite para o lançamento desta tua obra, hoje mesmo publicitei, no meu blogue, o evento a realizar na Buchholz. O evento acaba por ser replicado num dos melhores blogues, o Camara Corporativa, que regressou, e me incorporou na suas fileiras. Até à próxima 5ª.feira. Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Tenho a agradecer-te este teu gesto, bem como a tua disponibilidade. Neste agradecimento englobo o facto de teres reconsiderado a continuidade do "Enxofrado", o qual, vou repetir-me, constitui uma voz de acção social e política, duas conquistas da democracia que convém activar quando e onde for necessário. É bom que nem todos estejamos adormecidos perante o que se desenrola no "Paço" ou de braços caídos; creio que tu, não adoptas nem uma nem outra dessas posturas - daí a pertinência do teu blogue.
    Um abraço
    Fernando

    ResponderEliminar
  4. Santos Costa, reforcei no FB a apresentação dos Piratas:

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=315760155186601&set=a.291468370949113.62210.290452267717390&type=1&theater

    ;)
    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.