segunda-feira, 9 de julho de 2012

CRENDICES E SUPERSTIÇÕES TRANCOSANAS


Sobre o tema em epígrafe, publiquei um estudo por mim realizado no concelho de Trancoso. Do mesmo resultou uma primeira publicação, com duas edições e uma segunda publicação, com outro formato e outra capa, também com duas edições. Ambas estão esgotadas há muito tempo (talvez há mais de 10 anos), sem que eu tenha reeditado qualquer dos trabalhos, apesar de alguns pedidos que surgem nesse sentido.
No tema "crendices e superstições" há, como cheguei a escrever "uma candura especial, como se fosse o derramar de esforçados modos de vida e de forças ocultas muito misteriosas".
Os assuntos foram arrumados por ordem alfabética. Assim, as crenças e superstições espalharam-se, pelos respectivos verbetes, deste modo: alimentos; animais; bruxas; calendário; casamento; crianças; curas; Deus e o Diabo; flora; gravidez e parto; morte; namoro; remédios; rezas e responsos; saúde; sinais; sonhos; sorte; tempo; tesouros; vária (para além e um apêndice das crendices e superstições nos rifões populares portugueses).
Porque tenho reparado que grande parte dos visitantes - mormente os amigos do Brasil - têm procurado este blogue utilizando a pesquisa por estes items, irei periodicamente - se não faltar, claro - publicar, pelas entradas ou verbetes atrás referidos, alguns dos "nacos" de pesquisa que então dei à estampa.

3 comentários:

  1. Olá Santos costa!
    Mas os livros são em BD, ilustração, ou "só de letras"?
    :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno
      Esta é a outra área: a do vício das letras; ou seja, a área da investigação etnográfica e monografias, que desenvolvo à compita com o cartoon, ilustração, ficção literária e banda desenhada.
      Há dias em que não me apetece desenhar e então escrevo; se me aborrece escrever, desenho.
      Há preferências? Há: a BD, claro.

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.