sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

A INFLUÊNCIA DE AQUILINO


Este projecto de capa é, muito naturalmente, inédito e assim continuará a ser em termos de papel impresso. Respeita a uma adaptação de uma das mais conseguidas e maravilhosas narrativas extraída de "O Malhadinhas", de Aquilino Ribeiro.
Já referi este mesmo assunto, algures para trás, neste blog. Não escondo que sou, desde muito novo, um leitor do Mestre e que, até determinada altura, o seu estilo de escrita me influenciou, tanto mais que a vivência regional é comum.
Esta passagem da novela aquiliniana, foi publicada em "O Mundo de Aventuras", essa revista magistralmente dirigida pelo Amigo Jorge Magalhães. É natural que o meu incipiente traço não merecesse essa aceitação, não fosse o caso de o Jorge abrir oportunidades aos jovens autores portugueses, proporcionando uma nova vaga de desenhadores, ilustradores e argumentistas.
Para além desse pormenor, a minha pequena adaptação mereceu do  Jorge a honra de capa (houve mais dois trabalhos meus a quem dedicou igual cortesia e honra), tanto mais importante e significativa quanto se sabe que entregou a tarefa a um Genial ilustrador, que é o Augusto Trigo.
Quem me conhece sabe que não tenho propensão ao saudosismo, mas neste ponto tenho de reconhecer que me faz falta - que nos fazem falta - uma revista como o Mundo de Aventuras, um coordenador como o Jorge Magalhães e ilustradores com a categoria do Augusto Trigo.


Sem comentários:

Enviar um comentário