sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ENTREVISTA EM ITALIANO - NOCTURNIA

Foi com agrado que dei uma entrevista ao Blog do Nick Parisi - NOCTURNIA -, um autor e divulgador que tem persistido e conseguido expor e entrevistar tantos autores de BD como escritores de várias áreas da cultura internacional.
Dedicado à BD portuguesa e interessado na divulgação dos autores portugueses, este Blog italiano prima pela autenticidade, colocando questões pertinentes numa entrevista que eu dei em português e que o seu autor transcreveu em italiano e em português, como aliás já o tinha feito com o João Amaral.
Posso garantir que foi uma das melhores entrevistas que dei, também porque as questões foram colocadas com eficácia e mestria, tratando de assuntos que interessam a quem gosta de BD e de literatura em geral.
É um Blog que consta de "a minha lista de blogs" e que vale a pena ler e seguir com assiduidade, porque não se dedica apenas a um género literário, mas a todos em geral, não deixando de se interessar pela Banda Desenhada, de que tem imensos seguidores.
O link para a entrevista é:
http://wwwwelcometonocturnia.blogspot.pt/2015/02/intervista-con-santos-costa.html#more
Leiam também, entre outras, a do João Amaral, muito interessante, pois o João, para além de um excelente desenhador e autor de BD é uma alma grande, um espírito aberto e um óptimo interlocutor.
Não posso deixar de dizer que estes contactos surgiram através do blog do Geraldes Lino , o Divulgando BD, esse Amigo que é incansável no apoio que dá - como poucos aliás - à Banda Desenhada portuguesa.


Ao Nick Parisi, um grande obrigado.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

BLOG LENDAS PORTUGUESAS

Durante algum tempo (cerca de um ano) deixei o outro blog às moscas. Nem sequer o abria para ver se tinha perdido cor ou se estava poeirento, como acontece com as casas abandonadas onde esbarramos com as cortinas das aranhas.
Agora decidi a animá-lo diariamente, cada dia com uma lenda e uma ilustração nova. Possuo uma colecção enorme delas, a maior parte ilustradas, fruto de uma recolha pessoal (inédita em alguns casos) e bibliográfica, a que dei um cunho particular nos textos e nos desenhos inéditos.
Comecei há 3 dias, já lá estão três. Aqui coloco as imagens (mas não os textos)  dos de anteontem, ontem e hoje e ainda o de amanhã.
Provavelmente irá haver alguns intervalos, mas a coisa seguirá até me cansar de "postar".
Para os eventuais interessados interessados, o blog é aquele que consta do lado direito, mas o link é fácil:
http://lendas-portuguesas.blogspot.pt/





quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

LENDAS

O segundo livro a ser editado em Fevereiro é este - Lendas de Trancoso - uma ampliação e modificação de uma obra anteriormente publicada e já esgotada há muito.

Mantém a publicação de novos e velhos desenhos de página, como ilustração de cada uma das lendas.



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O INTRÉPIDO JOÃO TIÇÃO

Começo o ano a atacar na edição. Aproveito a chancela que eu criei, a "Sete Vidas", com um gato negro em logotipo, para lançar dois livros em Fevereiro. Um deles, vem hoje para esta montra, com o projecto de capa que já apresentei na gráfica.



Não, não está pronto. Está em fase de montagem gráfica, mas depressa vem parar às minhas mãos.
Trata-se da adaptação de uma conhecida lenda regional, estendendo-a com personagens e acção de forma a criar um pequeno romance. Passa-se no séc. XI com um guerreiro que ficou na memória e na tradição, de uma moura, do cerco ao castelo, das peripécias havidas entre sitiantes e sitiados. E é tudo o que me apraz dizer aqui e agora.

Tem 8 desenhos de página, o resto é texto - que me vi "obrigado" a adaptar segundo esse dito novo acordo ortográfico, por respeito à comunidade escolar.