segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Página 187 - UMA SÓ VINHETA

 
 
Por vezes, aprecio deixar algumas páginas com uma só vinheta. Dá mais amplitude ao enquadramento e permite chamar a atenção para a acção a decorrer.
Neste caso, da página 187 de As Aventuras do Magriço, quis apresentar a entrada no recinto (estádio) do torneio, com o público de uma só claque (a dos ingleses, porque não havia "charters" para levar portugueses até ali) a entrar ordeiramente.
O tamanho do livro é de 24 x 17 e a altura da mancha é de 21, pelo que os pormenores e o texto podem ser vistos e lidos sem necessidade de lupa.


domingo, 28 de setembro de 2014

A MENINA DE 50 ANOS - TODA A MAFALDA


 
Não é meu costume trazer ao blogue lançamentos de editoras que não sejam aquelas que me dizem respeito ou que me merecem este humilde destaque na blogosfera. No entanto, esta inclusão de TODA A MAFALDA resulta do grande respeito que tenho pela figura da menininha que encantou os meus filhos e de que possuo todas as tiras, inclusive numa edição anterior, da Bertrand, e das edições da ASA com O Público.
Esta edição da VERBO parece-me a mais conseguida e a mais interessante, quer se tenham ou não outras edições congéneres.
Nota-se aqui o dedo da Maria José e esta eficácia, precisamente na comemoração do meio centenário da "heroína" de palmo e meio, surge oportuna e necessária.
Do Editor, temos o seguinte texto:
 
Assinalando os 50 anos de Mafalda, a Verbo reedita em Portugal todas as suas tiras numa nova edição cartonada que, para além de beneficiar de uma capa inédita, conta ainda com artigos de opinião e diversa informação que, guiando o leitor, o ajudam a contextualizar a personagem e os gags nos acontecimentos históricos que a Argentina e o Mundo vivenciaram entre 1964 e 1973.
 
As duas ilustrações têm copyright (© Joaquín S. Lavado (Quino)/Caminito S.a.s. - Literary Agency)  e foram gentilmente cedidas pela Editorial Verbo.


sábado, 27 de setembro de 2014

DUAS PÁGINAS DAS AVENTURAS DO MAGRIÇO


 
 
São as páginas 26 e 27 de "As Aventuras do Magriço", de um total de 250 para este primeiro volume de uma série de três; saga essa que se circunscreve à viagem até Londres e ao respectivo torneio (1º volume), a intervenção do herói no condado da Flandres e a viagem de regresso (2º volume) e  a fase da ampliação dos domínios até à tomada de Ceuta (3º volume).
A demora na conclusão do trabalho deve-se a duas ou três razões: a primeira, porque se meteram outros trabalhos pelo meio (e não de BD); a segunda porque quis modificar o lettering das legendas no tamanho da fonte; a terceira - que talvez nem razão é - resultou da tentativa de recuperar os rascunhos e publicá-los em vez da arte final.
A prancha 26 e 27, agora inseridas, contêm o pormenor do aproveitamento e alteração de duas vinhetas já elaboradas para outro trabalho publicado, pelo gosto de me autoplagiar e por ser caso único em toda a obra.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O REGRESSO COM A BREVE MONOGRAFIA

 
 
Estou de regresso, sim.
Foi um interregno de alguns meses, mas isso não significou que eu não continuasse a trabalhar na investigação, ficção escrita e desenhada. Prova disso, é que foi publicada, há quinze dias, a terceira edição, totalmente remodelada e actualizada, da "Breve Monografia de Trancoso", que já se encontrava esgotada há mais de uma década, sem que eu me preocupasse em repor nova edição.
Neste lapso de tempo, não participei em blogues e não frequentei o meu, nem sequer para saber como é que iam as "coisas" por esta casa.
Naturalmente, como imóvel devoluto durante tanto tempo, são necessárias alguma varredela e limpeza de pó (deixando ficar as aranhas no seu "métier"). Para ser sincero custou um pouco a entrar a chave na fechadura, uma vez que já me tinha esquecido da "pass". À terceira tentativa, acertei.
Quanto a BD, não tenho comprado, lido ou seguido, pois tenho andado ocupado com outras obras. Isso não quer dizer que tenha repudiado a matéria, pois que, conforme prometi algures lá para trás, é este o ano da publicação de "As Aventuras do Magriço", livro que tem esperado melhores dias para se concluir, mas que tem sido guarnecido de mais vinhetas e mais páginas.
Para quem aqui tem vindo ou quem era frequentador deste espaço, as minhas desculpas.
Volto breve.